quinta-feira, 20 de junho de 2013

#22 A Fúrias dos Reis - George R R Martin

Oi gente, aqui é o Vitor, e eu vou fazer resenha do segundo volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulado A Fúria dos Reis.
Resenha A Guerra dos Tronos

Sinopse do Livro:

Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme.

Resenha do Livro:

ATENÇÃO:ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DO LIVRO A GUERRA DOS TRONOS.

Assim como no primeiro livro, milhões de coisas acontecem ao mesmo tempo, mas nesse livro Martin, nos apresenta á novos "narradores": 
  • Sor Davos Seaworth, um contrabandista que se tornou cavaleiro ao serviço do Rei Stannis Baratheon
  • Theon Greyjoy, herdeiro das Ilhas de Ferro e antigo protegido de Eddard Stark.

Com os POVs (Point of Views = Pontos de Vista) de Sor Davos, conhecemos mais de Stannis Baratheon, irmão do falecido rei Robert, que se autodeclarou rei, assim como o irmão mais novo de Robert, Renly, que depois da morte do irmão, fugiu para a Campina, casou-se com Margaery Tyrell e se tornou Rei de Jardim de Cima. Além desses dois, Balon Greyjoy, pai de Theon Greyjoy, se declarou Rei nas Ilhas de Ferro, e o filho do falecido Eddard Stark, Robb Stark agora é o Rei no Norte.
E, é assim que inicia-se A Guerra dos Cinco Reis, embora quando Balon se autodeclara, um desse reis já está morto.
No Norte, os Patrulheiros montam um grupo, para investigar as pessoas que desapareceram, e é aí que Jon Snow passa por um de seus testes mais importantes.
Além de toda essa montoeira de reis em Westeros, mais um Rei surge á tona: O Rei-para-lá-da-Muralha, chamado de Mance Rayder, que é seguido pelos selvagens.
Daenerys Targaryen tenta se recuperar após a morte de seu marido e após todos o khalasar do mesmo deixá-la na deriva, mesmo após o eclodimento dos dragões.
Assim como no primeiro volume, Martin privilegia narrativas enormes e ás vezes cansativas, com milhões e milhões de detalhes, o que deixa o livro melhor ainda.
As guerras são em montes nessa Fúria dos Reis, assim como as mortes e como os bebês nascidos de mulheres vermelhas.
E falando em vermelho, uma nova religião é apresentada aqui : a crença em R'hllor, o Senhor da Luz, que é clamado pelos sacerdotes vermelhos, como Melisandre de Asshai, serva de Rei Stannis.
Em Porto real, vemos um Joffrey o mais sádico e maldito possível  e uma Cersei louca, sem quiser controlar o filho-abominação.  Jaime continua preso em Correrrio, Tyrion se torna Mão do Rei e Tywin tenta ganhar a guerra. 
Darei apenas um conselho ao Stark's : Nunca deixe seus filhos mais novos sobre a guarda de um semi-gigante que só fala Hodor e Não mande seu "amigo" falar com o papai lula dele.


Ficha Técnica do Livro:

As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Dois - A Fúria dos Reis
Páginas: 654
Autor: George R R Martin
Editora: Leya





Bem gente, foi isso . Espero que tenham gostado e não se esqueçam de curtir e compartilhar com os amigos e curtam a páginas dos Devoradores no facebook.

2 comentários:

  1. Bem, eu li a guerra dos tronos. Gostei bastante e estou louvo para ler esse também :)
    Gostei da sua Resenha, só não li a parte com spoiler.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os livros, mas cá entre nós, achei Fúria o mais fraquinho dos 5.

      Abraços

      Excluir